Atrasada, como sempre…

Janeiro 23, 2009 § 2 comentários

Não perdi a posse de Obama. Acompanhei do começo ao fim pela BBC. Fora os comentários espirituosos dos ingleses (coisas como “George W. Bush e Barack Obama apareceram e há muita comemoração. Não sabemos se é para Obama ou se é porque Bush está deixando a presidência”), o evento foi daqueles de fazer arrepiar, pois é difícil ver tantos rostinhos felizes por um motivo tão relevante.

Bonito ver a esperança de quase todo o mundo, de alguma forma, extravasar assim num dia.

Tagged: , ,

§ 2 Responses to Atrasada, como sempre…

  • Ana diz:

    Eu ia mesmo comentar sobre a posse dele no meu blog, mas acabei deixando passar e ficou atrasado demais.

    Eu estou animada com a ideia de tanta gente estar unida sob uma vontade de mudança. Acho que isso é o que pode fazer a diferença nesses próximos anos, mais do que as decisões individuais do Obama.

    E confesso que ele me decepcionou um “cadinho” com o discurso dele.

    “We remain the most prosperous, powerful nation on Earth (…) know that America is a friend of each nation and every man, woman, and child who seeks a future of peace and dignity, and that we are ready to lead once more…”

    Sei que o discurso foi, principalmente, para cidadãos dos Estados Unidos, mas essa coisa que “somos americanos, vamos liderar e levar liberdade” é o mesmo discurso do Destino Manifesto – ideia antiga que já guiou tantos povos e levou os próprios americanos a sua marcha para o oeste. As obras da Escola do Rio Hudson mostram essa ideia de povo destinado por Deus a fazer algo, e elas são do século XIX!

    “(…)To those who cling to power through corruption and deceit and the silencing of dissent, know that you are on the wrong side of history; but that we will extend a hand if you are willing to unclench your fist”

    Lado errado da História?! Oh, por favor, homem ocidental de um país do hemisfério norte, pegue-nos pela mão e nos leve para o destino final da evolução histórica da humanidade!

    Acho que é isso: estou incomodada ao ver que a esperança de milhões de pessoas está sendo renovada por um discurso que tem como base velhas ideias evolucionistas e de superioridade cultural. Se não houver cautela, acho difícil que os embates culturais e morais se amenizem. Minha esperança está na oportunidade de expansão das ideias das pessoas. Mas se o discurso continuar assim, voltarei ao meu pessimismo.

  • Ana diz:

    Ah, esqueci, acho que há uma notícia muito boa sobre a posse dele: “Black man given nation’s worst job”

    http://www.theonion.com/content/news_briefs/black_man_given_nations

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Atrasada, como sempre… at give me my sweets.

meta

