Fly like paper

Fevereiro 16, 2009 § Deixe um comentário

mia420

Fazer com que fãs de rock ouçam músicas com elementos do rap e da música eletrônica é tarefa para poucos. Mike Skinner, da banda de um homem só The Streets, conseguiu isso com o som inovador de seu álbum conceitual A Grand Don’t Come For Free, e, agora, com a já não tão nova música Paper Planes na trilha sonora do novo filme de Danny Boyle , chega a hora e a vez da anglo-cingalesa M.I.A.

Para quem não se lembra dela, M.I.A. é a moça que, em 2005, chamou atenção dos brasileiros com seu single Bucky Done Gun, feita a partir de um sample de Injeção, da funkeira Dayse Tigrona. Apaixonada pelo funk carioca, quando veio ao Brasil no mesmo ano para um festival de música, a inglesa declarou em entrevistas que o estilo, único e característico do país,  deveria ser mais valorizado em detrimento da americanização de nossa música.

Embora seu álbum de estréia Arular tenha sido bem aceito pela crítica, coisa que não se tem notícia de que já tenha acontecido com o funk carioca, a moça não passou pelo crivo dos adolescentes de all-star, chegando a ser vaiada no Anhembi, em São Paulo, onde tocou com Kings of Leon, Arcade Fire e Strokes. Agora, no entanto, sua escolha é mais ortodoxa, se é que essa palavra e M.I.A. cabem na mesma sentença.

Sobre um sample de Straight to Hell, do The Clash, ela canta uma das músicas mais fortes das paradas recentes sem força, sem agressividade, mas quase com aquela preguiça gostosa de quem acabou de acordar sem preocupações numa tarde de clima agradável. Um coral de doces vozes femininas embalam um refrão cujo ritmo e significado são dados pelo som das armas de fogo e por uma caixa registradora e, num momento de diversão dolorosa à la Cidade de Deus, com o qual tanto se têm comparado Quem Quer Ser Um Milionário?, de Danny Boyle, essas mesmas vozes acompanham M.I.A. quando, com muita graça, ela canta “Alguns eu mato, alguns eu deixo ir”.

Vale a pena dar uma chance.

Anúncios

Tagged: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Fly like paper at give me my sweets.

meta

%d bloggers like this: